1 – Preserve o seu imóvel.
Nos dias de hoje, é possível verificar o histórico do seu imóvel online. Data de entrada, variações de preço. Se divulgar com várias agências, isso vai ter um impacto, provavelmente negativo (ver vídeo sobre o que é queimar a casa).
2 – Saiba o valor mínimo pelo qual tem interesse em vender.
Principalmente se vai vender para comprar outra casa. O saldo entre as duas casas deve ser estimado. Ou se precisa de vender para concretizar outro projeto, saiba o valor do mesmo.
3 – Verifique se a sua casa está pronta para escriturar.
Se tem alguma parte da casa ilegal, se falta algum documento obrigatório para escriturar. Veja vídeo (documentos obrigatórios para a escritura).
4 – “Destralhe” e concerte.
Se a sua casa tem alguma infiltração, ou algo que levante alguma questão sobre a parte estrutural da casa, não hesite em arranjar. Se estiver cheia demais, deve começar a doar ou vender peças. Veja o vídeo (como preparar a minha casa antes de vender).
5 – Qualifique a pessoa a quem entregou a casa.
Na grande maioria dos casos, o ideal é que a promoção da venda seja entregue a apenas 1 pessoa. Nos países mais avançados é assim que o mercado funciona. No entanto, é fundamental que esta pessoa que está a gerir a promoção do seu imóvel trabalhe em partilha, de maneira a garantir que todos os potenciais compradores têm acesso à sua casa, e que a informação sobre a mesma seja clara, verdadeira e de qualidade (fotografia e vídeo). (Ver vídeo sobre partilha).
6 – Precificação vs. análise de mercado.
Seja exigente na análise de mercado. Faça perguntas e oiça. Verifique se a informação que lhe está a ser passada tem fundamento e se faz sentido com o atual cenário imobiliário da zona e do país. O preço é sem dúvida a base para o sucesso de uma venda com bons resultados. Contrariamente ao que se pensa, errar no preço (apontado para cima) pode ser o início de uma estratégia desastrosa que o vai levar a fechar por valores abaixo de mercado. Portanto, mesmo que não tenha urgência na venda, reflita sobre este assunto e, mais importante do que isso, seja rigoroso e exigente no momento de avaliar uma análise de mercado.
Depois de ler o nosso diagnóstico, e caso tenha real interesse em vender a sua casa connosco, o passo seguinte será entrar em contacto para agendar uma visita ao imóvel e fazer uma análise de mercado do mesmo, como também de toda a situação do proprietário. Pode haver casos em que cheguemos à conclusão que não vale a pena vender. Pode haver outros em que não se entre em consenso relativamente ao preço de venda.
O nosso objectivo é proporcionar um serviço holístico ao cliente, em que este fique satisfeito a longo prazo, e em que de facto, a nossa ajuda seja uma mais-valia. Caso queria apenas uma análise de mercado por uma questão de curiosidade, também podemos fornecer esse serviço.
Sugerimos que veja a nossa secção de artigos e vídeos sobre este assunto.
Em qualquer altura poderá entrar em contacto connosco para agendar uma visita ao imóvel para o ajudarmos a encontrar a solução que melhor se adapta a si
Existem vários critérios para avaliar se um imóvel está a ser “bem comprado”.
Um deles, é a YIELD ou em bom português a taxa de retorno. A Yield é um indicador muito importante a ter em conta antes da compra. Para obter o seu cálculo exacto, é necessário ter acesso a diversas informações que não estão disponíveis a todos. Nós temos acesso a essas informações, através das nossas parcerias de bases de dados, e do nosso conhecimento técnico e profissional, para verificar se esses dados estão em conformidade com o que se passa no terreno.
Existem outros critérios como a situação actual do mercado, as tendências do futuro, as características do imóvel e da zona que pretende.
Tudo isso, será disponibilizado a partir do momento em que a parceria se inicie.